Obrigado, São José do Rio Preto

Artigo para o DHoje (publicação 19 de Março de 2024)

Tudo o que consegui realizar em mais de meio século de vida pública devo aos eleitores que, em diferentes momentos, confiaram em minhas propostas e por 12 eleições seguidas tornaram-me vitorioso nas urnas. Cada eleição se compara a um concorrido vestibular, e tive a dádiva de acumular e honrar os mandatos a mim concedidos. Devo também à minha família, pelo apoio incondicional nesta longa jornada, e às equipes que atuaram ao meio lado.

No caso da nossa querida São José do Rio Preto, que completa 172 anos de progresso e desenvolvimento, tenho uma imensa gratidão pelo que esta cidade e sua gente proporcionaram à minha carreira longeva. Se Deus continuar me dando saúde estarei completando, ao final de 2024, um período de 16 anos à frente da Prefeitura, um tempo recorde.

Aproveitei cada segundo desse tempo, aprendendo com os erros, ouvindo as pessoas e entidades, trabalhando em tempo integral ao lado da minha assessoria e com a participação dos servidores públicos municipais para solucionar os problemas do presente e planejar o desenvolvimento futuro de nossa metrópole regional. Sempre conservando uma relação sadia com a Câmara Municipal e dentro dos princípios de harmonia com os demais poderes constituídos.

Olhando a linha do tempo sinto-me realizado por ter solucionado os problemas crônicos que encontrei no primeiro mandato, em 2001, o maior deles a falta generalizada de água nas torneiras. Pedi a Deus que me desse forças. Ao final do primeiro mandato como prefeito o Semae já havia solucionado a crise de abastecimento e era uma autarquia robusta.

No segundo mandato o desafio era tratar o esgoto. Rio Preto tinha apenas 3% de esgoto tratado, nossos córregos e o Rio Preto eram simples canais que levavam os dejetos para fora da cidade, poluindo o rio num trecho de 80 quilômetros. Uma engenharia financeira permitiu construir a ETE, que teve suas instalações ampliadas neste mandato para atender uma população de até 600 mil habitantes.

Deixei a Prefeitura em 2008 e os eleitores me deram a oportunidade de voltar em 2017, reeleito em 2020. Mesmo enfrentando uma pandemia sem paralelo na história, construímos escolas, unidades de saúde, fizemos obras de mobilidade urbana, concluímos o terminal de ônibus urbano, investimentos em esporte, lazer, cultura, zeladoria, eventos, melhoramos a frota de ônibus com ar condicionado e wifi. Revitalizamos o Centro da cidade, onde o Mercadão, a nova Rodoviária, a Estação Ferroviária recuperada, as praças centrais e o calçadão são obras de grande visibilidade, que orgulham os rio-pretenses.

Concluímos em tempo recorde o Anel Viário J. Hawilla, com 35 quilômetros de extensão, interligando cerca de 100 bairros e levando progresso a todas as regiões da cidade. Colocamos em funcionamento o Hospital Municipal Domingo Braile, totalmente equipado e com equipe médica de primeira para realização de cirurgias em diversas especialidades.

Nos tornamos a capital da Região Metropolitana, composta por 37 municípios. Em diferentes pesquisas estamos entre as melhores cidades do Brasil para se viver.

A Rio Preto que tanto amamos segue no caminho do desenvolvimento com qualidade de vida e sustentabilidade. Como prefeito, quero deixar registrada minha imensa gratidão por todas as oportunidades que tive e tenho aqui.

Ao final de quatro mandatos certamente serei um homem melhor, mais completo, experiente, realizado e feliz.

Viva Rio Preto e sua gente!

EDINHO ARAÚJO
Prefeito de São José do Rio Preto.

Comments are closed.