Deus quer, o homem sonha e a obra nasce

Sugestão de artigo para o Especial 19 de Março de 2024 (Diário da Região)
“Qual lugar da cidade tem um significado especial para você”?

Deus quer, o homem sonha e a obra nasce

 

 

As políticas públicas resultam do diálogo, da parceria com múltiplos setores da sociedade e da harmonia entre os poderes constituídos. Daí nascem as obras que fazem diferença na vida dos cidadãos

 

Numa feliz coincidência, aniversaria em março a terra onde em março de 1926 nasceu dona Gabriela, minha mãe. Ela e os dois irmãos viviam numa residência grande, com porão, erguida em parede de tijolos e esteios de madeira, construída pelos meus avós maternos, José Bernardes Coelho e Conceição Ferreira. Lascas de aroeira delimitavam o curral e um pomar de árvores frutíferas. Desde as proximidades da estrada Boiadeira, a propriedade era uma estreita faixa de terras acompanhando a margem direita do rio Preto, se estendendo por onde hoje estão a Maceno, a Anchieta, o Caparroz e o Jaguaré.

 

Em meio às reminiscências familiares e a incontáveis locais que considero especiais, porém, peço licença para acrescentar aquele que responde mais diretamente a questão proposta pelo Diário ao convidar os leitores para falar de Rio Preto e celebrar os seus 172 anos de fundação – “Qual lugar da cidade tem um significado especial para você”? Sou grato à população pela confiança, me escolhendo para ocupar, nesse lugar, a cadeira de prefeito por 16 anos – no transcurso do 16º, a ser completado em 31 de dezembro de 2024.


Refiro-me ao Paço Municipal “Prefeito Lotf João Bassitt”. Não exatamente pela imponência do edifício, mas por abrigar o embrião de projetos geradores de tantas outras iniciativas que marcam o desenvolvimento social e econômico da nossa metrópole regional. A partir da Prefeitura são gestadas as políticas públicas, em parceria com múltiplos setores da sociedade e em harmonia com os demais poderes constituídos. Aqui destaco o trabalho em equipe e também reconheço o mérito de todos os prefeitos que me antecederam.

 

Lembrando o poeta Fernando Pessoa, Deus quer, o homem sonha e a obra nasce. Foi assim que nasceu, por exemplo, a autarquia que deu a Rio Preto o título de cidade com o melhor saneamento básico do País, em ranking divulgado em 2023 pelo conceituado Instituto Trata Brasil. Patrimônio da cidade, o Semae presta um serviço que exerce influência direta na qualidade de vida das pessoas e na preservação ambiental, e atrai investimentos com benefícios generalizados.

 

Assim nasceram as obras de mobilidade urbana que transformaram Rio Preto, caso do Anel Viário com amplas faixas de rodagem, margeadas por ciclovias e pistas de caminhada, ligando bairros e avenidas, favorecendo o comércio, a indústria, a prestação de serviços, a saúde, a educação. 

 

Da determinação e dos sonhos de homens e mulheres rio-pretenses, de nascimento e de coração, surgiram obras nas áreas sociais, qualificação profissional, aquecimento do mercado de trabalho, um produtivo parque tecnológico, novos equipamentos esportivos, unidades de saúde, um centro médico de especialidades, o Hospital Municipal, dezenas de escolas, entre novas e reformadas.

Mais de uma centena de praças foram recuperadas e construídas em parceria com a iniciativa privada, o centro histórico foi revitalizado, a Rodoviária, o Mercadão e o Teatro Municipal foram modernizados. Foi viabilizada a reconfiguração do Zoobotânico, em fase final; na região norte, surge um restaurante popular do programa Alimenta Rio Preto, que se soma ao Bom Prato.

 

São esses e tantos outros lugares e iniciativas que, para mim, têm um significado muito especial, porque ajudam a mudar para melhor a condição dos moradores em todas as camadas sociais e levam a população a sentir cada vez mais orgulho de São José do Rio Preto.

 

EDINHO ARAÚJO

Prefeito de São José do Rio Preto.

Comments are closed.