Artigo para a Gazeta de Rio Preto – 19 de Março de 2024
Cidade acolhedora
–
Momento de celebrar nossa
rica história de perseverança,
de evolução permanente e
de vitórias da coletividade
–
São José do Rio Preto completa 172 anos de fundação neste 19 de março de 2024 com motivos para celebrar suas conquistas. Aqui são oferecidas condições para a cidade crescer e se desenvolver controladamente, com estrutura para continuar sendo uma localidade identificada pelas pessoas como lugar bom para morar, estudar, trabalhar, constituir família e ser feliz em todas as fases da vida.
Capital da Região Metropolitana, São José do Rio Preto tem trilhado um caminho virtuoso com projetos e iniciativas capazes de manter a sua condição de cidade destacada em qualidade de vida. Nesse processo de aperfeiçoamento contínuo, acredito ser muito relevante destacar um reconhecimento recente. O estudo do Instituto Trata Brasil, que coloca o município em primeiro lugar do ranking brasileiro em saneamento básico, resultado de um trabalho profícuo desenvolvido pelo Semae, autarquia que se consolidou como verdadeiro patrimônio da população.
No dito popular, costuma-se afirmar que políticos não gostam de investir em obra enterrada, preferindo as que dão mais visibilidade. Acho que fujo à regra: sempre enterrei tubos, desde a minha primeira gestão. Os investimentos estruturais no Semae são exemplos dessa disposição em fazer o que precisa ser feito, ciente que o reconhecimento posterior não deve ser entendido como um fim, mas uma consequência natural e espontânea, como a que levou a população de Rio Preto a me dar a honra de ser prefeito desta cidade por quatro mandatos, 16 anos a serem completados em 31 de dezembro próximo.
Nesse tempo todo, eu disse muito ‘sim’ às demandas que recebi, e sem receio de dizer ‘não’ quando o caso assim exigia. Mas sempre com jeito, com responsabilidade, procurando superar dificuldades e administrar bem cada centavo. Sempre trabalhando em sintonia com o secretariado, dialogando de forma sadia com a Câmara Municipal e respeitando os princípios de harmonia entre os poderes constituídos.
Não espero ser reconhecido apenas por obras e zeladoria, que são importantes. Priorizo os cuidados com a saúde, educação, a área social, esportes, cultura, transparência. É preciso cuidar da cidade, mas sem esquecer do bem-estar das pessoas. Foi desta forma que surgiram as obras que transformaram Rio Preto.
São obras nas áreas sociais, programas de qualificação profissional, mercado de trabalho aquecido, um avançado parque tecnológico, mais investimentos em equipamentos esportivos, dezenas de escolas novas ou reformadas, construção e reforma de unidades de saúde, um moderno centro médico de especialidades e o Hospital Municipal, com atribuições cada vez mais abrangentes. Na região norte, está surgindo um restaurante popular do programa Alimenta Rio Preto, que se soma ao programa Bom Prato.
O Anel Viário J. Hawilla, com 35 quilômetros, é um sistema com amplas faixas de rodagem, margeadas por ciclovias e pistas de caminhada, ligando bairros e avenidas, favorecendo o comércio, a indústria, a prestação de serviços, a saúde, a educação. Mais de uma centena de praças foram recuperadas e construídas em parceria com a iniciativa privada, o centro histórico foi revitalizado, a Rodoviária, o Mercadão e o Teatro Municipal foram modernizados. Estamos promovendo a reconfiguração do Zoobotânico e muitas outras boas novidades estão chegando.
Esta data especial nos oferece a oportunidade de celebrar nossa rica história de perseverança, de evolução permanente e de vitórias da coletividade, obtidas com trabalho em equipe, com a mobilização de variados setores e instituições da sociedade. No contexto histórico, identificamos a contribuição de todos, cada um a seu tempo e a seu modo, cuidando do atendimento às demandas que vão surgindo com o passar do tempo, que não para. Assim se faz uma grande cidade, sem espaço para acomodação, entendendo que sempre é possível melhorar.
Parabéns, São José do Rio Preto. Felicidade sempre!
EDINHO ARAÚJO
Prefeito de São José do Rio Preto.