Cidade sustentável

Diário da Região –  10 dezembro de 2023

Cidade sustentável

Prêmio reconhece
as boas práticas de
São José do Rio Preto
em gestão ambiental

As iniciativas de São José do Rio Preto por meio de investimentos em ações ambientais, práticas sustentáveis e uso da tecnologia levaram a Fundação Ulysses Guimarães a conceder ao município o “Prêmio de Boas Práticas em Gestão Ambiental Maguito Vilela”. Concorreram 105 trabalhos apresentados por 65 cidades. Com muita honra, estive na solenidade em Brasília para receber o prêmio da categoria Sustentabilidade com o projeto “Rio Preto, Cidade Inteligente, Resiliente e Humana”.

 

Entre os fatores que contribuíram para esse reconhecimento está o reflexo do trabalho desenvolvido pelo Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae). Rio Preto apresenta o melhor saneamento básico do País, de acordo com o Ranking do Saneamento divulgado pelo conceituado Instituto Trata Brasil em 2023.

 

Trata-se de um processo de evolução contínua. Quando assumi o governo pela primeira vez, em janeiro de 2001, Rio Preto tinha só 3% de tratamento de esgoto e faltava água. Hoje temos 100% de água e de esgoto tratado. A atenção permanente à infraestrutura gera desenvolvimento econômico e social, emprego e renda, criando cenário favorável para o empreendedorismo, e atrai novos investimentos.

 

Os frutos são resultado de iniciativas que vêm de longe e de diversas frentes, alavancadas pelo Parque Tecnológico e propostas que privilegiam a sustentabilidade. Rio Preto foi a primeira cidade do interior paulista (e segunda do Estado) a aderir aos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). O histórico de investimento deu à cidade o tricampeonato do programa Município VerdeAzul, do governo do Estado, pela excelência em gestão ambiental.

 

Os avanços ocorrem por etapa, respeitando os processos. Agora mesmo, novos lotes de ônibus adquiridos em 2023 são dotados de tecnologia mecânica Euro 6, que é mais sustentável por emitir, em média, 33% menos poluentes. Na comparação com os motores convencionais, os novos ônibus reduzem em 72% a emissão de hidrocarbonetos, em 50% a de material particulado e em 80% a de óxido de nitrogênio.

 

Em outro exemplo de iniciativa sustentável, progressivamente, o município está instalando iluminação de LED, mais econômica e mais eficiente, nas principais vias públicas e parques, onde também está sendo ampliado o sistema de acessibilidade. Áreas antes desprovidas de arborização estão sendo “abraçadas” pelo verde e ganhando permeabilidade, inclusive na região central.

 

Agimos no presente e ao mesmo tempo com as atenções voltadas para o amanhã, para o futuro das nossas crianças, dos jovens, das mulheres, e com atenção especial aos idosos. Essa não é nem a velha nem a nova, mas a boa política, ouvindo a população, os formadores de opinião, democraticamente respeitando as diferentes visões, trabalhando em equipe e em sintonia com os múltiplos setores da sociedade.

EDINHO ARAÚJO
Prefeito de São José do Rio Preto (MDB).

Comments are closed.