Diário da Região – 24 de agosto de 2023
Parabéns, Semae!
Podemos dizer que
saímos de uma situação
caótica para nos tornarmos
referência em saneamento
Nesta quinta-feira, 24 de agosto, o nosso Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto – completa 22 anos. Somos uma jovem autarquia, com muitas vitórias acumuladas ao longo da sua história. Atualmente, a nossa cidade ocupa o 1º lugar entre os municípios brasileiros com a melhor qualidade de serviço de saneamento oferecido à população. O levantamento foi feito pelo Instituto Trata Brasil com base nos dados do Ministério das Cidades, pelo SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.
No último dia 9, estive em São Paulo para receber o prêmio na categoria “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”, concedido pelo Trata Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Rio Preto avançou oito posições no Ranking de Saneamento, entre 2022 e 2023. Entre as cidades que mais evoluíram no Ranking, foi da 9ª posição, em 2022, para ocupar o topo na edição deste ano, sendo o primeiro município a alcançar a pontuação máxima na história do Prêmio ‘Casos de Sucesso & ESG’.
Revendo a jornada do Semae, criado no dia 24 de agosto de 2001, na nossa primeira gestão, podemos dizer que sair de uma situação caótica, vivida nos anos 80 e 90, quando frequentemente faltava água na cidade, para nos tornarmos referência na área, foi um enorme salto.
Tivemos de regularizar o abastecimento de água e tratar o esgoto coletado, que em 2001, era apenas 3%. Construímos e ampliamos a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto –, hoje, com capacidade para atender a uma população de até 600 mil pessoas. E, neste ano, com a inauguração do Sistema de Coleta, Afastamento e Recalque de Esgoto do Distrito de Talhado e do Distrito Industrial Carlos de Arnaldo, passamos a tratar 100% do esgoto, produzido nos distritos e na área urbana de Rio Preto.
Os investimentos são muitos. Reforma da ETA – Estação de Tratamento de Água Palácio das Águas –, perfuração de dois novos poços profundos no Aquífero Guarani e o interceptor da margem esquerda do rio Preto, na ave- nida Philadelpho Gouvêa Netto.
O novo desafio é trazer água do rio Grande para abastecer Rio Preto. O projeto-executivo denominado Sistema Produtor Rio Grande, em fase final, prevê a captação de água bruta no rio Grande a jusante da Usina Hidrelétrica de Marimbondo, com a tomada de água por meio de um canal transversal à margem do rio. A água será conduzida até a ETA Norte – que será construída próxima à ETE Rio Preto – por uma adutora com diâmetro de 1,5 metro e 54,6 quilômetros de extensão, com uma vazão de até 3m3 por segundo, o suficiente para abastecer uma população de mais de um milhão de habitantes.
O jovem Semae é essa autarquia que cuida do premiado sistema de saneamento básico de Rio Preto. Parabéns, à direção e todo o quadro de funcionários e servidores. Vocês são motivo de orgulho da cidade. Que venham novos prêmios e o serviço continue de excelência.
EDINHO ARAÚJO
Prefeito de Rio Preto.