Edinho Araújo
Tive a honra de receber na última quarta-feira, 12 de junho, em Brasília, o selo “Prefeito Amigo da Criança” referente à gestão municipal 2021-2024. A premiação é concedida pela Fundação Abrinq para gestores que promovem ações e políticas públicas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Este ano o prêmio teve seu nome alterado para “Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança”, em virtude do grande número de mulheres à frente do executivo municipal. Vale lembrar que as boas políticas públicas locais sempre foram prioridade. Prova disso é que fomos premiados e reconhecidos anteriormente nas gestões 2001-2004 e 2017-2020.
Digo sempre que ninguém faz nada sozinho. Devemos esse reconhecimento nacional aos esforços de uma equipe de servidores dedicados e compromissados. A partir da criação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência, que transformamos em lei, as políticas implementadas terão reflexos positivos por muitos e muitos anos.
Cumprimento a todos os nossos colaboradores nas pessoas da secretária de Educação, Fabiana Zanquetta de Azevedo, e da articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança, Leandra Justo Herrera, que me acompanharam a Brasília. É preciso destacar também a importância da participação da sociedade civil, ao lado dos gestores públicos, na construção de projetos para um presente e um futuro melhor para as crianças e os adolescentes no Brasil.
Para se ter uma ideia da importância desta premiação e da dificuldade em conquistá-la, tamanha a seriedade no processo de apuração dos dados, dos 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 16, entre eles Rio Preto, conquistaram o título. Integramos hoje o seleto grupo das 100 cidades que realmente promovem os direitos das crianças e dos adolescentes em um total de 5.568 municípios brasileiros.
É preciso destacar também a importância da participação da sociedade civil, ao lado dos gestores públicos, na construção de projetos para um presente e um futuro melhor para as crianças e os adolescentes no Brasil.
Cuidar, incluir e promover crianças e adolescentes é, e sempre será, a nossa prioridade.