Cidade emancipada

Diário da Região – 19 de julho de 2023

Cidade emancipada

O 19 de julho é um
marco na história
de 129 anos da
nossa emancipação

Ao celebrar o 19 de Julho e a marca dos 129 anos de emancipação político-administrativa de São José do Rio Preto, prestamos reverência a todos os que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico, social e político de uma cidade que, com todos os méritos, se consolidou entre os mais importantes e progressistas municípios do Brasil. Posição refletida por fatos e dados contidos em levantamentos de respeitadas instituições de pesquisa, análises e consultorias que reconhecem Rio Preto entre as melhores do Brasil em qualidade de vida.

Em data tão relevante da nossa história, é preciso lembrar a luta e a perseverança de um dos nossos mais marcantes homens públicos, o coronel Pedro Amaral de Campos, destacado comerciante e um dos primeiros grandes líderes políticos de Rio Preto. Pedro Amaral foi condutor da transformação rumo à autonomia política da cidade, obtida por meio da lei n° 294, de 19 de julho de 1894, que desmembrou Rio Preto de Jaboticabal e a transformou em município quatro décadas depois da origem da cidade, fundada em 19 de março de 1852 por João Bernardino de Seixas Ribeiro.

Um passeio pela história descortina detalhes da visão transformadora de Rio Preto, observada já nos feitos dos primeiros moradores, contra todas as adversidades dos tempos de lugarejo encravado nos ermos do sertão paulista. Dos primórdios vieram e se eternizaram lições escritas no dia a dia de um povo corajoso, que provavelmente nem imaginava estar estabelecendo parte das bases para a cidade que vivenciamos hoje, com toda a sua transformação política, econômica e social.

Os esforços não foram em vão e valeram muito a pena. Rio Preto é uma cidade em permanente aprimoramento e evolução, tanto em busca de novas soluções e cada vez mais sintonizada com os conceitos de sustentabilidade, quanto preservando suas riquezas, inclusive as históricas, como no caso do Mercadão Municipal, um patrimônio da cidade que, também neste 19 de julho, faz aniversário, completando 79 anos. Inaugurado em 1944, o Mercadão passou por ampla reforma recentemente, conservando suas características originais.

Construída há mais de 50 anos, a tradicional Praça Aldo Tonelli, na Redentora, está sendo entregue completamente revitalizada, a exemplo do Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda.  A partir desta quinta-feira, a cidade volta a respirar arte e cultura, com a realização do tradicional Festival Internacional de Teatro (FIT). Vivemos numa cidade que pulsa, que valoriza a cultura, o esporte, a saúde, a educação, o meio ambiente, e que prestigia o trabalhador e o empreendedorismo.

Na condição de líder regional, Rio Preto se transformou recentemente na capital da Região Metropolitana, composta por 37 municípios do noroeste paulista. O município que virou metrópole amplia seu papel de liderança junto às forças regionais para, num elo com o Estado e a União, fazer da Região Metropolitana um instrumento de trabalho e de união, com foco em objetivos comuns para beneficiar nossa população.

EDINHO ARAÚJO
Prefeito de São José do Rio Preto

Comments are closed.