Poesia rima com cidadania

Diário (Revista Bem-Estar – 19 de março de 2023)

Com circulação ininterrupta desde 23 de julho de 1950, o jornal Diário da Região marca sua história com uma inestimável contribuição para a promoção da cultura e da educação, ao despertar e aprofundar em seus leitores o gosto pela leitura e pela escrita. Em seus espaços sempre democráticos, além da produção de conteúdo informativo, garante lugar para análises, opiniões e múltipla exposição de ideias de colaboradores internos e externos.

 

Em processo contínuo de ações que levam ao enriquecimento cultural e coerente com sua vocação para a modernidade, o Grupo Diário está presente em multiplataformas, alavancado pela trajetória vitoriosa que o levou a construir sólida credibilidade. De forma séria e criativa, o Diário apresenta impressionante capacidade de surpreender os leitores com novos projetos que valorizam sua história e prestigia seu público e a população em geral.

 

Um dos mais recentes exemplos se firma ancorado na revista Bem-Estar. Em perfeita sintonia com a missão do respeitado veículo de comunicação que se transformou em patrimônio de Rio Preto, a publicação igualmente já tradicional apresenta uma ímpar iniciativa pela valorização da leitura como expressão artística, por meio do concurso “Poesia na Cidade” — uma extensão da proposta que contempla ainda os segmentos “Crônicas na Cidade”, “Fotografia na Cidade” e “Arte na Cidade”.

 

Além de recorrer à inquestionável experiência e ao notório conhecimento dos julgadores convidados, os organizadores tiveram ainda o cuidado adicional de sedimentar as escolhas apresentando cada obra sem a respectiva identificação dos autores. Os vencedores não são definidos por critérios de preferência ou eventuais afinidades, mas efetivamente pela riqueza do conteúdo, pela característica dos textos, pela qualidade do que produzem.

 

É consensual: a pessoa que cultiva o hábito de ler mais e ler sempre, entende e reflete cada vez melhor; quem escreve com regularidade, escreve cada vez melhor, aprimora o senso crítico e multiplica sua capacidade argumentativa. Portanto, iniciativas que estimulem a leitura e a escrita representam tijolos assentados para a construção de uma sociedade capaz de entender que a boa revolução se faz pelos caminhos da educação.

 

Um País se faz com homens e livros, descreveu Lobato. Especialmente com homens e mulheres que se interessam pela multiplicação da escrita e da leitura nas suas mais diversas formas, e avançam, com ou sem aquela pedra no meio do caminho, como ensina a poesia de Drummond. Neste contexto, a iniciativa do concurso ressalta a importância da literatura e suas variantes como ferramenta de excelência para o desenvolvimento humano.

 

Na passagem de mais um aniversário da cidade, em 19 de março, e no clima do Dia Mundial da Poesia, 21 de março, o Diário celebra, enfim, o talento dos artistas rio-pretenses em variadas vertentes, ao mesmo tempo em que incentiva o surgimento de novos poetas, escritores, artistas. Desta forma, fortalece a certeza de que o futuro desejado para a nação passa necessariamente pelo conhecimento, pela educação, pelo nível cultural de seu povo.

 

EDINHO ARAÚJO

Prefeito de São José do Rio Preto

Comments are closed.