Somos 971.135

Diário da Região, 2 de julho de 2023

Somos 971.135

Com quase 1 milhão
de habitantes, Região
Metropolitana mescla
desafios e oportunidades

Os dados do Censo 2022 divulgados durante a semana pelo IBGE revelam desafios e, ao mesmo tempo, jogam luz nas oportunidades que se apresentam na configuração territorial e administrativa representada pela Região Metropolitana de São José do Rio Preto, composta por 37 municípios.

Esse novo desenho regional oferece valioso subsídio para debater saúde, educação, trabalho, empreendedorismo, mobilidade, meio ambiente, tecnologia, segurança, habitação, assistência social, turismo, saneamento, entre tantos outros setores.


Nos últimos doze anos, a área definida como Região Metropolitana de Rio Preto teve um crescimento populacional de 15,79%, somando 132.430 novos moradores, saltando dos 838.705 apurados no Censo de 2010 para 971.135 habitantes no mais recente levantamento. O crescimento regional supera a média de 7,65% do Estado e os 6,5% do País.


Num outro recorte específico do estudo, chamado ‘Composição Urbana’ pelo IBGE, vivem agora 660.781 pessoas, considerando apenas os nossos vizinhos próximos – Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ipiguá, Jaci, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Aliança e Rio Preto.


Chama atenção a taxa expressiva de crescimento populacional de alguns dos municípios do Noroeste paulista. Rio Preto, por exemplo, registrou elevação de 17,68%, chegando a 480.439 habitantes. Bady Bassitt apresentou impressionantes 86,67% de crescimento, subindo para 27.260 habitantes. É a 11ª cidade que mais cresceu no Brasil e a primeira no Estado de São Paulo. 

 

Os agentes políticos que representam a Região Metropolitana têm como desafio a busca de recursos para proporcionar o andamento célere de projetos integrados em diferentes áreas, voltados à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a redução das desigualdades, respeitando as vocações de cada município, ou microrregião. 


Importantes passos para essa integração e para o desenvolvimento regional estão descritos no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da nossa Região Metropolitana. O PIB da região era de R$ 34,8 bilhões em valores atualizados para 2020, equivalente a 1,41% do PIB paulista.

O estudo indica uma forte concentração econômica, com o município de São José do Rio Preto respondendo por mais de 56% das riquezas produzidas na região. Outros quatro municípios com maior expressão na produção regional são Olímpia (6,4%), Mirassol (5,8%), José Bonifácio (3,8%) e Tanabi (2,9%). Os cinco municípios perfazem mais de 75% do PIB da RMSJRP.


Essa maior concentração de pessoas vivendo na área metropolitana é impulsionada pela qualidade de vida e aumento das oportunidades de trabalho, estudo, saúde, lazer, comércio, entre outros. Aumenta a responsabilidade dos gestores na aplicação prática de políticas públicas capazes de superar os grandes desafios que se apresentam no presente e no futuro.

 

EDINHO ARAÚJO

Prefeito de Rio Preto, presidente da Região Metropolitana de São José do Rio Preto.

Comments are closed.