Vice-Presidente Michel Temer confirmou em nota que Ministério do Planejamento incluiu duplicação do trecho da BR-153 no Programa de Aceleração do Crescimento.
O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) comemorou a inclusão no PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, a duplicação do trecho urbano da BR-153 em São José do Rio Preto. O comunicado oficial foi feito pelo Vice-Presidente da República, Michel Temer, em nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (28/5), onde informa que o Ministério do Planejamento acatou a inclusão da obra atendendo solicitação de Edinho Araújo e também do deputado estadual João Paulo Rillo (PT).
“É uma importante conquista para toda a região de São José do Rio Preto, que há anos reivindica a obra para reduzir o número de mortes no trecho urbano A urgência da obra se justifica pelo intenso movimento de veículos de passeio e de carga, e o elevado número de acidentes, que fez a BR-153 ser conhecida como a rodovia da morte”, disse o deputado.
Orçada em R$ 180 milhões, a obra prevê a duplicação de 17,8 quilômetros do trecho urbano da BR-153 em São José do Rio Preto. Nos últimos dois anos a bancada paulista de deputados federais conseguiu incluir no orçamento da União recursos para a abertura da licitação. No entanto, a concorrência pública não ocorreu porque o Ministério dos Transportes verificou falhas técnicas no projeto executivo e solicitou que a Prefeitura de Rio Preto refizesse o processo.
Com a inclusão da duplicação da BR-153 no PAC2 do governo federal o deputado Edinho Araújo acredita que a licitação seja aberta dentro de 30 dias, por meio do RDC – Regime Diferenciado de Contratação. Com o PAC os recursos a partir de agora estão garantidos para a execução de toda a obra, que tem previsão de duração de três anos e vai incluir não apenas a duplicação mas também de 12 grandes obras de arte, entre novos viadutos e trevos em sua extensão.
O deputado Edinho Araújo agradeceu a presidente Dilma Roussef pela obra, o Vice-Presidente da República, Michel Temer, “que se empenhou desde o início” e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, “pela sensibilidade por entender a importância da obra”.
Para Edinho, “a abertura da licitação e início das obras significarão uma conquista da região de Rio Preto, de seu povo e de suas lideranças que nos cobraram diariamente uma solução para a rodovia da morte. Destaco a união dos parlamentares da região. Na Assembleia Legislativa de São Paulo o deputado João Paulo Rillo, na Câmara Federal o esforço de colegas como Devanir Ribeiro, coordenador da bancada paulista, que nos ajudou a colocar o orçamento de 2013 um total de R$ 50 milhões, suficientes para abrir a licitação; os deputados Vaz de Lima, Eleuses Paiva, João Dado e Milton Monti, e no senado Aloysio Nunes Ferreira Filho”.
O deputado concluiu que afirmando“a união de esforços e o apoio decisivo do vice-presidente Michel Temer foram fundamentais para mais esse passo na luta para tornar a BR-153 mais segura na área urbana de Rio Preto”.
Confira a nota à imprensa enviada pela assessoria da Vice-Presidência nesta segunda-feira (27/5)
Nota à imprensa
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) é o coordenador Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A inclusão de obras no programa é autorizada após avaliação técnica dos ministérios e análise orçamentária do MPOG.
A demanda sobre o contorno da BR-153, em São José do Rio Preto, foi levada à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, pelo vice-presidente da República, Michel Temer, no dia 30 de abril deste ano, por solicitação do deputado federal Edinho Araújo e do deputado estadual João Paulo Rillo.
No dia 7 de maio, o MPOG comunicou à Vice-Presidência da República que o contorno da BR-153, cujos acidentes aumentaram em decorrência do intenso fluxo de veículos, havia sido aprovado.
O Governo Federal está trabalhando para atender às necessidades da população da região de São José do Rio Preto e de todo o País.
Vice-Presidência da República
Leave A Comment