deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) acompanhou nesta terça-feira (1º/10), em Promissão (SP), o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 e a entrega de retroescavadeiras que beneficiarão 25 municípios da região. A solenidade aconteceu na Fazenda Reunidas, maior assentamento do Estado de São Paulo e o 3º do Brasil, e teve a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, 498 dos 521 municípios do Estado de São Paulo com até 50 mil habitantes receberam retroescavadeiras. Em seu discurso, Edinho Araújo afirmou que as máquinas nos municípios vão garantir estradas rurais em melhores condições para o escoamento da produção agrícola, além de segurança no transporte escolar e saúde.
O ministro Pepe Vargas lembrou em seu pronunciamento que depois da entrega das retroescavadeiras, os mesmos municípios deverão receber em breve caminhões caçamba e motoniveladoras. “Temos que trabalhar de forma republicana. Nós não olhamos partido de prefeito e prefeita e eles não têm que dar contrapartida para a aquisição das máquinas”, explicou o ministro. Em todo o País, a segunda etapa do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento atenderá 5.061 municípios, com investimentos da ordem de R$ 39 bilhões.
Plano Safra
O recurso total do Plano Safra anunciado nesta terça-feira está distribuído entre as políticas estruturantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por exemplo, estão previstos R$ 21 bilhões dentro do Plano. “Temos 5,1 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil e 84% são estabelecimentos da agricultura familiar. Portanto, a maioria dos agricultores brasileiros são agricultores familiares. Em São Paulo, 67% dos estabelecimentos rurais são de agricultores familiares. Por isso ter um Plano Safra da Agricultura Familiar é muito importante”, ressaltou Pepe Vargas.
Edinho Araújo parabenizou a iniciativa do governo federal de incrementar programas que beneficiam produtos agrícolas familiares de “uma região tradicional, que leva gêneros alimentícios para os grandes municípios do Estado”, disse o deputado. “Estou convencido de que a presidente Dilma Rousseff ampliará os programas que contemplam os pequenos produtores rurais”, concluiu Edinho Araújo.