O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, propôs a união de esforços entre representantes da região no Congresso Nacional, com apoio de prefeitos de cidades do interior paulista, na defesa da instalação de uma universidade federal na região.
O deputado fez a proposta nesta quarta-feira (16), durante discurso no chamado Grande Expediente, ao ser aparteado por Edinho Araújo.
Edinho afirmou ao colega que já havia encaminhado ao ministro da Educação, Aloisio Mercadante, uma Indicação formalizando o pedido de instalação de uma universidade federal na região Noroeste, ou de um campus avançado de uma das instituições já existentes.
“Faço aqui uma proposta ao colega Edinho. Vamos unir esforços em torno de uma universidade na região Oeste de São Paulo”, disse Vaccarezza, acrescentando que o ideal seria unir os representantes políticos regionais e os prefeitos em uma audiência com o ministro Mercadante.
Vaccarezza defendeu em seu discurso a expansão das universidades federais, beneficiando regiões de São Paulo ainda não atendidas, com cursos voltados às necessidades e vocações regionais.
Em seu aparte, Edinho Araújo lembrou a “força” do líder do governo e disse que o apoio de Vaccarezza poderá ser decisivo para o atendimento desta reivindicação.
Após o encerramento do discurso, Edinho disse que aprova a proposta do líder e que está à disposição para participar da mobilização junto ao governo federal.