Comissão de Cultura aprova Olímpia Capital do Folclore

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira (17/12), o relatório do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), que deu parecer favorável ao projeto que confere a Olímpia o título de “Capital Nacional do Folclore”.

Durante a reunião da Comissão, Edinho fez a defesa oral de seu relatório, justificando que o Festival do Folclore de Olímpia, que em 2014, chegará à sua 50ª edição, é um dos maiores do Brasil e que a cidade “respira folclore o ano inteiro”.

Edinho argumentou que a cidade de Olímpia já é, na prática, a capital do folclore, por realizar há quase cinco décadas um encontro que reúne grupos folclóricos e parafolclóricos de todo o Brasil. “É um grande passo, é a valorização do folclore como expressão da alma brasileira”, afirmou Edinho, que comemorou mais um passo na tramitação da matéria.

O relatório de Edinho Araújo irá agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, para análise da legalidade, e, se aprovada, será encaminhada ao Senado Federal.

“Olímpia mantém e incentiva, durante o ano todo, os grupos folclóricos e parafolclóricos locais. O estudo de folclore faz parte do currículo das escolas públicas e privadas. E para o futuro se projeta a criação da Universidade Livre de Folclore. A cidade abriga ainda o Museu do Folclore, com um dos mais completos acervos sobre o tema, visitado por estudiosos, pesquisadores e alunos de vários estados”, justificou o deputado.

Entre os documentos apresentados por Edinho para justificar a aprovação, estão o histórico do Festival do Folclore e as manifestações do prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, e da Câmara Municipal apoiando a proposta.

O Projeto de Lei 6.150/2013 foi apresentando à Câmara dos Deputados pelo deputado Sandro Mabel, no mês de agosto, e Edinho Araújo foi indicado relator da matéria.

congresso AMA_foto fabricio spatti - cidinha manzoli foolp-03_foto fabricio spatti

Comments are closed.