A convite do jornal Valor Econômico, um dos veículos de comunicação mais importantes do País na análise da economia brasileira, o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) participou nesta quarta-feira (23/4), no Congresso Nacional em Brasília, do debate “Importância do processo legislativo. A busca do consenso”.
Durante o evento, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, ocorreu o lançamento do “Valor Pro – Política”, ferramenta do jornal Valor Econômico para acompanhar em tempo real o funcionamento do Congresso Nacional. O programa é resultado de uma parceria do jornal com o Cebrap – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e Ello – Estudos Legislativos e Análise Política.
A nova ferramenta foi desenvolvida por alunos do Cebrap, orientados pelo professor Fernando Limongi, e pretende acompanhar a atividade legislativa durante toda a sua tramitação, além de analisar a importância das propostas e avaliação do impacto que as decisões terão em diferentes setores da sociedade.
O lançamento do “Valor Pro – Política” teve a presença do presidente do Valor Econômico, Alexandre Caldini e Raquel Balarin, diretora de Conteúdo Digital do jornal.
No evento, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, destacou a importância da nova ferramenta apresentada pelo jornal. “É mais um instrumento para acompanhar o poder mais aberto e mais transparente do Brasil, que é a Câmara dos Deputados”, afirmou. O presidente informou ainda que passam pela Câmara cerca de 30 mil pessoas diariamente. “Esta é a verdadeira casa do povo brasileiro”, concluiu Henrique Alves.
Em seguida iniciou-se o debate sobre a importância do processo legislativo. Além de Edinho Araújo, participaram os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Marcus Pestana (PSDB-MG), com mediação da jornalista Maria Cristina Fernandes, editora de política e colunista do Valor Econômico. Na abertura, a jornalista Maria Cristina Fernandes destacou a participação de“três dos mais destacados parlamentares da Câmara dos Deputados”.
O primeiro a falar, Edinho Araújo fez uma explanação do funcionamento da Câmara e destacou o amplo debate que há antes das votações, além de lembrar a participação dos parlamentares e da própria sociedade na discussão de proposições em comissões permanentes, especiais e comissão geral. O deputado argumentou que a Câmara “não deve ser medida pela quantidade de projetos, mas pela qualidade das proposições”.
Edinho Araújo ainda lembrou que depois de muitos debates nos últimos três anos, houve consenso para as votações importantes, entre elas, a do projeto que criou a Comissão Nacional da Verdade (que o deputado foi relator em 2012), e a do novo Código Florestal, da qual Edinho Araújo foi o relator-revisor.