Câmara deve votar esta semana Plano Nacional de Educação

plenario_Gustavo Lima-Camara dos Deputados-01A Câmara dos Deputados deve votar esta semana o Plano Nacional de Educação que tem como principal proposta a determinação de que o Brasil deverá investir, em 10 anos, 10% do PIB – Produto Interno Bruto em educação pública. Esses recursos também serão utilizados para financiar a educação infantil em creches conveniadas, a educação especial, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Universidade para Todos (ProUni), o Fies e o Ciência sem Fronteiras.

O PNE institui avaliações a cada dois anos para acompanhamento da implementação das metas. Essa fiscalização será feita pelo MEC, pelas comissões de Educação da Câmara e do Senado, pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Fórum Nacional de Educação.

O deputado Edinho Araújo destaca que o Plano Nacional de Educação fará com que o país tenha um melhor planejamento na área educacional. “Creio que é isso que todos sonhamos legar para as futuras gerações”, disse. Edinho lembrou ainda que o PNE contempla creches, pré-escola, ensinos fundamental, médio e superior, educação especial, educação tempo integral, educação de jovens e adultos e educação profissional.

Comments are closed.