O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) participou nesta segunda-feira (19/10) de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de São Paulo para discutir os leilões das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, localizadas no estado paulista.
Os leilões estão programados para acontecer no próximo dia 6 de novembro e pela proposta apresentada os municípios de Ilha Solteira (SP) e Castilho (SP) perderão receitas com a alteração das sedes das hidrelétricas. “Estes municípios podem sofrer grave queda na arrecadação dos tributos proveniente da geração de energia”, afirmou o deputado.
Na audiência ficou decidido o envio de pedido ao governo federal e ao Ministério de Minas e Energia para que sejam mantidos os dois municípios como sedes das usinas hidrelétricas antes mesmo da realização do leilão. Pela última proposta feita pelo governo, por meio de publicação de uma portaria, os dois municípios paulistas dividiriam as sedes com duas cidades do Estado do Mato Grosso do Sul (Três Lagoas e Selvíria).
A audiência pública em São Paulo foi iniciativa dos deputados estaduais Fernando Capez (presidente), Itamar Borges e Luiz Fernando Teixeira.