O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, e o secretário de Saúde Aldenis Borim assinaram no início da noite desta quinta-feira, 16/12, convênio que garante a liberação de recursos no valor de R$ 18 milhões para compra de equipamentos para o centro médico Hospital Domingo Marcolino Braile.
“É uma conquista importante que se concretizou graças ao esforço da nossa equipe somado à atenção que recebemos do governador João Dória, do vice-governador, Rodrigo Garcia, do presidente da Assembleia, Carlão Pignatari, do deputado federal Geninho Zuliani e do secretário de Saúde do Estado, Jeancarlo Gorinchteyn”, destacou o prefeito.
Agora, a prefeitura dará início à licitação para a compra desses equipamentos. A previsão é de que o hospital comece a receber os pacientes no final do primeiro semestre do ano que vem.
O hospital
O Hospital Municipal foi construído em terreno de 19.831,49m², com área de construção de 4.631,85m². O prédio será térreo, com possibilidade de ampliação. Serão 138 vagas de estacionamento.
O hospital vai ser equipado com 80 leitos, dos quais 62 serão rotativos, destinados às cirurgias eletivas de pequena e média complexidades e internações clínicas, além de 12 leitos pós-anestésicos, seis leitos de retaguarda, sala de esterilização e cinco salas cirúrgicas.
A expectativa é de que sejam realizadas entre 300 e 400 cirurgias por mês, em especialidades como ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia e cirurgias gerais.
O valor estimado da obra é de R$ 23.145.470,02. Para tanto, a Prefeitura alienou um terreno de 145.665,37m², no Distrito Industrial. O beneficiário da área alienada – a empresa Constroeste – terá de construir o hospital, ou seja, a Prefeitura não receberá o recurso, mas a obra pronta.