O prefeito Edinho Araújo e o secretário de Desenvolvimento Econômico Jorge Luis de Souza visitaram hoje as obras de reforma e revitalização da Estação Ferroviária de Rio Preto.
Com projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, a reforma foi dividida em duas fases: no prédio do lado da avenida Alberto Andaló e na estrutura da Estação ao lado da rua Bernardino de Campos.
A obra total tem o custo de R$ 1.517.027,91. A empresa vencedora da licitação foi a Constroeste. Do total investido, R$ 1,3 milhão é fruto de emenda parlamentar do então deputado federal e agora prefeito Edinho Araújo.
Construída em estilo art déco, a Estação Ferroviária, na Praça Paul S. Harris, foi inaugurada em 1941, sendo símbolo do desenvolvimento econômico do município, levando o progresso também para cidades vizinhas. A partir da Estação, a cidade se desenvolveu transformando-se nas décadas seguintes na metrópole regional reconhecida em todo o Brasil.
“Faremos a transferência da Secretaria de Desenvolvimento para lá, já que o local é um marco no desenvolvimento da cidade. Foi aqui que tudo começou”, explicou o prefeito Edinho.
A estação receberá nova pintura, piso e cobertura de maneira que o conceito arquitetônico histórico original seja mantido, pois o prédio é tombado pelo Comdephact de Rio Preto como patrimônio histórico, portanto, não pode sofrer alterações em sua estrutura física.
No local, já foram demolidos pisos e paredes internas, removidos revestimentos cerâmicos e reboco solto das paredes, retirados vidros antigos e quebrados para recuperação das janelas e vitrôs.
Também foram removidas esquadrias metálicas que estavam fora do padrão do prédio, assim como caixas metálicas de ar-condicionado e portas danificadas para substituição. Também foi realizada a execução de compartimentação interna do prédio com fechamento em alvenaria, recuperação do reboco interno e corte das paredes para instalações hidráulicas.
A previsão é de que a obra seja concluída na primeira quinzena de abril.
Mudança de sede
A sede da Secretaria de Desenvolvimento e Negócios em Turismo, hoje na avenida Alberto Andaló, será transferida para a Estação Ferroviária assim que as obras de reforma e revitalização forem concluídas.
Terá uma área aproximada de 450 m2 e vai abrigar o gabinete do secretário da pasta Jorge Luis de Souza e do Núcleo de Fiscalização do Comércio Ambulante.
“A ideia de trazer a secretaria para esta área veio logo após uma emenda destinada para a Estação Ferroviária, proposta enquanto Edinho Araújo ainda era deputado federal. Aproveitamos o recurso para investir nas novas instalações, trazendo no futuro economia para o Poder Público e resgatando toda a simbologia de um prédio histórico”, destacou o secretário Jorge.
No local também serão instaladas a Sala do Empreendedor e a Sede do Banco do Povo, com maiores e melhores instalações, ampliando o conforto para servidores, parceiros e cidadãos rio-pretenses.
A nova sede contará com a instalação de cobertura sobre as marquises, readequação do layout com maior conforto para os servidores, estacionamento amplo, troca integral da parte elétrica, hidráulica, adequação às exigências dos bombeiros, acessibilidade e instalação de câmeras de monitoramento.