Numa audiência pública realizada pela Amensp (Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo) na cidade de Andradina na segunda-feira (25), o engenheiro Flávio de Paoli, da Valec, empresa que está executando a construção da Ferrovia Norte-Sul, garantiu que o trecho Estrela D’ Oeste a Panorama será mantido conforme programado.
Prefeitos, vereadores e líderes empresariais temiam que o traçado paulista fosse alterado para beneficiar a cidade de Três Lagoas (MS). Atendendo a pedido deles, o deputado Edinho Araújo protocolou na Comissão de Viação e Transportes da Câmara um requerimento cobrando a manutenção do traçado que beneficia a região.
Segundo o vereador Maurício Carneiro, que representou o deputado na audiência pública, o anúncio confirmou a manutenção do trecho paulista, passando por vários municípios do Oeste e Noroeste Paulista, como Estrela D´Oeste, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, General Salgado, Auriflama, Guzolândia, Sud Mennucci, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Itapura, Castilho, Paulicéia e Santa Mercedes.
A audiência teve a presença do superintendente Estadual do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) Ricardo Madalena. Mesmo convidadas, a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, da EPL – Empresa de Planejamento e Logística e a ALL (América Latina Logística) não enviaram representantes.
O papel do prefeito de Andradina Jamil Ono (PT), um dos líderes do movimento peala audiência pública, afirmou à imprensa regional que “mesmo sabendo que a ferrovia não passará por terras de Andradina consideramos importante ela passar pela região próxima, sem ceder ao lobby de políticos do Mato Grosso do Sul que quase conseguiram convencer a todos sobre a opção do desvio por Três Lagoas”.
Além de prefeitos dos municípios da Amensp, Joni Marcos Buzzachero (Castilho), Antônio Aparecido Suttini (Guaraçaí), Edenilson de Almeira (Guararapes), Mário Yamashita (Lavínia) Jerry Jerônimo de Oliveira (Itapura), José Célio Campos (Murutinga do Sul), Arnaldo Enomoto (Pereira Barreto), Edmilson Baraldi (Rubiácea), Júlio Cezar Gomes (Sud Mennucci), também estiveram presentes o prefeito de Panorama, Luiz Carlos Henrique da Cunha e da prefeita de Rosana Sandra Aparecida Kasai.
A construção da ferrovia tem por objetivo escoar a produção agrícola do Brasil através de estradas de ferro adequadas para o transporte. Com uma extensão de mais de 4 mil quilômetros, a Ferrovia Norte-Sul reduzirá os custos de comercialização dos produtos agrícolas no Brasil, dará maior importância para as ferrovias do país, integrará ainda mais as regiões produtoras, trará mais economia com a logística de transportes, possibilitando o aumento dos lucros dos produtores, que poderão investir mais em tecnologia e modernização da produção agrícola.
Fontes: Ass.Com. Edinho Araújo e “O Liberal”