Da Tribuna, Edinho destaca os 162 anos de Rio Preto

Confira a íntegra do pronunciamento do deputado Edinho Araújo:

“Sr. Presidente, sras e srs deputados. São José do Rio Preto, a capital da região Noroeste de São Paulo, completa hoje, 19 de março, mais um aniversário. Da chegada dos pioneiros até hoje lá se vão 162 anos de história.

De pequeno povoado à beira do rio, ponto de pouso de boiadas, Rio Preto virou metrópole regional, com 420 mil habitantes, exercendo influência sobre uma região com mais de dois milhões e meio de habitantes.

É o maior centro comercial, de lazer e de negócios da região, polo educacional e centro médico de referência para todo o Brasil, tendo o Hospital de Base como maior expoente.

Tenho com minha querida Rio Preto uma relação de gratidão, amor e carinho. Em 1998, deputado federal em primeiro mandato, transferi o domicílio eleitoral de Santa Fé do Sul, minha cidade natal, para Rio Preto.

E a acolhida que tive não poderia ser mais calorosa.

Apoiado por segmentos organizados da comunidade tive a honra de ser eleito prefeito da cidade no ano 2000, vencendo nos dois turnos. Em 2004, tornei-me o primeiro prefeito reeleito da história do município.

Foi um tempo de doação e aprendizado.

Começamos colocando ordem na casa, atualizando os salários atrasados do funcionalismo e tentando motivá-los para a difícil tarefa que tínhamos pela frente. Quase todos os bairros conviviam com a falta de água. O caixa estava zerado. Havia buracos nas ruas. Enfim, muito o que fazer.

Com apoio do funcionalismo e das forças que me levaram à cadeira de prefeito demos a volta por cima. Pagamos as dívidas, recuperamos a cidade e já na primeira gestão criamos uma autarquia para solucionar o problema da água, equacionado ao final dos primeiros quatro anos.

No segundo mandato, nos dedicamos a coletar, afastar e tratar o esgoto doméstico e industrial de Rio Preto, algo em torno de 75 milhões de litros de dejetos que eram despejados diariamente no rio Preto e seus afluentes.

O município tratava, até então, apenas 3% de todo o esgoto produzido.

Com um investimento de 120 milhões de reais, a maioria recursos do próprio serviço de água, construímos uma moderna estação de tratamento de esgoto e livramos toda a bacia do rio Preto da poluição.

Em 2008, no último ano de meu segundo governo, Rio Preto seria reconhecida como a segunda cidade mais desenvolvida do Brasil, conforme pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – a FIRJAN.

Deixamos uma cidade com Índice de Desenvolvimento Humano de Primeiro Mundo, o décimo município mais rico do Estado de São Paulo.

Ao final dos dois mandatos pude entregar 636 obras, numeradas uma a uma, e deixei mais 36 obras encaminhadas, com dinheiro em caixa, a maioria delas faltando só cortar a fita da inauguração, como aconteceu com a sede do Poupatempo, uma conquista comemorada não só pelos rio-pretenses, mas por toda a região Noroeste que se beneficia da rapidez e agilidade dos serviços.

Conseguimos também, sr presidente, com apoio do Teleton de Silvio Santos, trazer a sede regional da AACD (Associação de Apoio à Criança com Deficiência), que hoje atende pacientes de vários municípios do interior paulista. Eles não precisam mais deslocar-se com seus familiares a São Paulo para o tratamento médico e a fisioterapia.

Aliás, a AACD quase fechou as portas recentemente por conta do corte de repasse de recursos financeiros pela Prefeitura de Rio Preto. Uma mobilização popular sem precedentes, através da imprensa regional e das redes sociais, conseguiu reverter momentaneamente o quadro.

Sras e srs deputados, a data de hoje é muito especial para os 420 mil habitantes de Rio Preto.

De minha parte, orgulho-me de testemunhar o progresso dessa cidade que me acolheu como um filho.

Neste terceiro mandato como deputado federal tenho centrado minha atuação na luta pelos grandes temas nacionais, como o Código Florestal, a Comissão da Verdade, a nova Lei Seca, a reforma política, a desoneração da cesta básica e a redução das contas de energia elétrica… mas sem jamais perder de vista as demandas da minha querida Rio Preto e de toda a sua região de influência, no Noroeste paulista.

Apresentei este ano um projeto de lei autorizando a criação da Universidade Federal do Noroeste Paulista, com sede em Rio Preto, devido à sua localização privilegiada e estratégica. O município possui hoje dez instituições de ensino superior privadas, que ofertam cursos de Graduação e de Pós-Graduação para quase 35 mil alunos.

Mas no segmento público Rio Preto abriga apenas um campus da Unesp – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, e a Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem – estadualizada e ligada ao Hospital de Base, além de vários cursos tecnológicos.

Espero o apoio dos nobres colegas para o sucesso desse pleito, para que a nossa querida Rio Preto possa oferecer novas oportunidades de conhecimento e ascensão profissionais aos jovens. Aos 162 anos, São José do Rio Preto é, ao mesmo tempo, a metrópole moderna e o cantinho aconchegante, como colo de mãe. Por isso, hoje e sempre, sou Rio Preto de coração. Parabéns a todos os rio-pretenses. Muito obrigado”.sjrp_fabricio spati-01

Comments are closed.