Deputados discutem com Henrique Alves projetos de trânsito

Deputados da Comissão de Viação e Transportes e da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro se reúnem nesta quarta-feira (25/9) com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para discutir o andamento de projetos que tramitam na Casa que ampliam a segurança no trânsito. A audiência, com a presença também de representantes da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e dos Ministérios da Justiça e das Cidades, será às 16 horas.

Na Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, o objetivo da reunião com o presidente da Câmara é definir um calendário para as votações dos projetos.

Entre os projetos estão o que cria a velocidade média como forma de fiscalização (PL 3.152/2012), do deputado Edinho Araújo (PMDB/SP); a fiscalização de velocidade media por meio de tacógrafos (PL 3.744/2008), do deputado Eliene Lima (PP/MT); obrigatoriedade de instalação de dispositivo de segurança em ciclomotores (PL 4.595/2012), do deputado Onofre Santo Agostini (PSD/SC); racionalização das instâncias administrativas que envolvam recursos de trânsito; agilização na liberação de veículos recolhidos aos pátios para realização de leilões (PLP 263/2013, do deputado Hugo Leal (PSC/RJ) e PL 2.145/2011, do deputado Laércio Oliveira (PR/SE); e alteração de critérios de renovação de categorias de CNHs.

Autor do projeto que cria a velocidade média como forma de fiscalização, o deputado Edinho Araújo explica que o objetivo é incrementar a eficiência e a eficácia da fiscalização do excesso de velocidade, que contribuirá para a redução do número e da gravidade dos acidentes de trânsito. Segundo o deputado, países da Europa já implantaram a fiscalização por velocidade média, entre eles Portugal, desde o ano de 2001, e Espanha desde 2010.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o deputado Hugo Leal (PSC/RJ), destaca a importância dos projetos no sentido de conscientizar os motoristas na redução de acidentes de trânsito com novos métodos de fiscalização, bem como de maiores instrumentos, mais eficientes, de salvar vidas.

Comments are closed.