O deputado federal Edinho Araújo acompanhou, na manhã desta segunda-feira (26), a entrega pelo governo federal de 84 máquinas retroescavadeiras, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a pequenos municípios do interior de São Paulo, na cidade de Adamantina. O Governo Federal doou as retroescavadeiras a 84 prefeituras, um investimento de mais de R$ 12 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Com este novo lote, o Governo Federal já entregou 428 retroescavadeiras para pequenos municípios do estado, em um investimento total de R$ 62,2 milhões. Segundo o delegado federal do MDA em São Paulo, Reinaldo Prates, as máquinas vão atender uma forte demanda de escoamento de produção e de condições adequadas de transporte das mais de 102 mil pessoas que moram na zona rural desses 84 municípios. Reinaldo destaca que a região tem forte presença da agricultura familiar e produção diversificada.
“A região esperava muito por essas máquinas para dar boas condições de tráfego às estradas rurais. Os municípios sozinhos não conseguem atender a essa demanda, uma vez que muitos deles sequer possuem maquinário próprio. O suporte do governo é essencial”, afirmou o deputado Edinho Araújo.
Infraestrutura
A vice-prefeita de Bracena, um dos municípios contemplados com esta entrega, Celia Brandania, comenta que se não fosse a ação, a prefeitura não teria condições financeiras para adquirir a retroescavadeira. “Essa máquina vem de encontro com a nossa ansiedade. De melhorar as estradas, ajudar o pequeno agricultor e fazer com que a nossa região, que é agrícola, se desenvolva, traga mais emprego e renda para a população”, ressalta.
Além das melhorias em infraestrutura, ela espera um aumento na produção, ocasionando mais oferta de produtos da agricultura para a merenda escolar. “Nós temos associações que comercializam para o Programa Nacional da Alimentação Escolar, mas ainda é uma parcela reduzida”, observa.