O deputado também foi reconduzido como membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal
O deputado Edinho Araújo foi indicado, pelo quarto ano consecutivo, vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados. A recondução como vice-líder ocorreu na segunda-feira (24/2) pelo líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ).
Cabe ao vice-líder, entre as suas atribuições, substituir o líder em reuniões que definem a pauta de votação da Câmara dos Deputados e encaminhar votações seguindo as orientações do Partido. Tem direito, ainda, de representar os deputados do PMDB em decisões da Câmara.
Nos dois primeiros anos de mandato, Edinho Araújo foi indicado vice-líder pelo deputado Henrique Eduardo Alves (RN), então líder do PMDB, e agora por mais dois anos pelo atual líder do Partido, deputado Eduardo Cunha.
Comissões temáticas
Nesta quarta-feira (26/2), o deputado Edinho Araújo foi reconduzido pelo PMDB como membro titular da Comissão de Viação e Transportes, também pelo quarto ano consecutivo. O deputado é também suplente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Entre as atribuições das comissões permanentes, estão discutir e votar as proposições em tramitação na Câmara. A Constituição Federal conferiu às comissões da Câmara e do Senado a prerrogativa de substituir o Plenário na apreciação de alguns tipos de propostas, simplificando a tramitação de matérias legislativas. Dessa forma, um projeto pode ser votado apenas nas comissões, sem necessidade de ser votado pelo Plenário. Na Câmara, essa prerrogativa é chamada de poder conclusivo.
O presidente da Comissão de Viação e Transportes em 2014 será o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e o vice-presidente o deputado Washington Reis (PMDB-RJ).