Eleito deputado federal com 112.780 votos em outubro, Edinho Araújo será diplomado nesta sexta-feira (19/12) para o 10º mandato, durante cerimônia programada para acontecer na Sala São Paulo, na capital, a partir das 11 horas. Na solenidade serão diplomados os 70 deputados federais eleitos pelo Estado de SP, 94 deputados estaduais, senador e suplentes, vice-governador e governador.
A sessão solene de diplomação será aberta pelo presidente do presidente do TRE- Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Antônio Mathias Coltro.
Prevista nos artigos 215 a 218 do Código Eleitoral, a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral, que iniciou com a escolha dos candidatos nas convenções partidárias, prosseguiu com o registro de candidatura, período de propaganda eleitoral, votação, apuração, homologação e proclamação dos resultados, e o julgamento das contas de campanha.
O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomar posse. Sem o diploma, eles não podem assumir o cargo. A partir da diplomação, também correm os prazos para os recursos contra expedição de diploma e ações de impugnação de mandato eletivo.
Mandatos
Edinho Araújo vai cumprir seu 10º mandato, o quarto como deputado federal pelo PMDB. Iniciou a carreira política como prefeito de Santa Fé do Sul (SP), sua terra natal, depois exerceu três mandatos como deputado estadual e foi duas vezes prefeito de São José do Rio Preto (SP).
*Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-SP