O deputado Edinho Araújo, o senador Wilder Morais (PP-GO) e representantes da Abrabor – Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural participaram de audiência, nesta terça-feira (21/6) em Brasília, com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para reivindicar a elevação da Tarifa Externa Comum (TEC) do produto. O mesmo pedido já tramita também na Camex – Câmara de Comércio Exterior.
De acordo com representantes da entidade, que reúne produtores de borracha natural de cinco Estados (São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Goiás e Tocantins) e que respondem juntos por 80,9% da produção brasileira, a elevação da tarifa externa tem o objetivo de melhorar a competividade do produto brasileiro no mercado internacional.
Na reunião, as lideranças do setor argumentaram ainda que a elevação da alíquota seria uma “medida temporária de isonomia e de equilíbrio no âmbito do comércio internacional frente aos competidores asiáticos, até a criação de mecanismo de defesa da heveicultura nacional”.
Edinho Araújo apresentou para o ministro da Agricultura a representatividade que o Estado de São Paulo tem, na produção de borracha natural. Segundo ele o Estado corresponde a 57% da produção nacional, com mais de 5.400 produtores. Com o início da próxima prevista para começar no período de 1º de agosto a 31 de julho de 2017, a micro-região de São Jose Rio Preto responde por 19% da produção brasileira e 33% da produção paulista.
Além do deputado e do senador, participaram da audiência com o ministro Blairo Maggi, Antonio Carlos Costa, vice presidente da Abrabor e Fernando do Val Guerra, presidente da Câmara Setorial da Borracha e diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural.