Edital de duplicação da BR-153 sai dia 31

br153_foto fabricio spatti-06 Vice Michel Temer_Aluizio de Assis-05O governo federal publicará no Diário Oficial da União de terça–feira (31/12) o edital que garante a duplicação do trecho urbano da BR-153 em São José do Rio Preto. A confirmação da data foi obtida pelo deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP) junto ao vice-presidente da República, Michel Temer.

Comunicado oficial da vice-presidência foi enviado ao deputado Edinho Araújo na noite desta quinta-feira (26). O edital prevê que a duplicação, incluída este ano no PAC 2, será executada por meio do RDC – Regime Diferenciado de Contratação, que dará maior celeridade ao processo licitatório.

Durante conversa com Michel Temer, Edinho agradeceu os esforços do vice-presidente da República e do ministro dos Transportes, César Borges, para licitar a obra o mais breve possível.

“É uma importante conquista, resultado da união de esforços de parlamentares da região, que agora finalmente deverá sair do papel depois de anos de luta”, afirmou o deputado. Ele informou que continuará acompanhando de perto as próximas etapas do processo.

Após a publicação do edital, o próximo passo será a escolha da empresa responsável pela duplicação. A vencedora deverá elaborar os Projetos Básico e Executivo, antes de realizar as obras de adequação, duplicação e restauração da pista existente da travessia urbana de São José do Rio Preto.

O prazo de execução é de dois anos e meio, sendo cinco meses para elaboração e aprovação dos projetos. A licença ambiental já está expedida e as desapropriações de áreas adiantadas.

PRINCIPAIS OBRAS

As principais obras no trecho urbano de Rio Preto, entre os Km 54,3 e 72,1 (com 17,8 Km de extensão), são as seguintes: duplicação de 13,1 km; restauração da pista existente ao longo de todo o segmento; implantação e adequação de aproximadamente 22 Km de vias marginais ao longo do segmento a ser duplicado; construção de 13 viadutos e uma ponte; e implantação de oito passarelas para pedestres.

A estimativa de investimentos federais é da ordem de R$ 180 a R$ 200 milhões.

“Há anos essa obra vem sendo reivindicada, com o objetivo de reduzir o número de mortes no trecho urbano. A duplicação se justifica pelo intenso movimento de veículos de passeio e de carga, e o elevado número de acidentes, que fez a BR-153 ser conhecida como a rodovia da morte. Agora é acompanhar cada passo da obra para evitar atrasos em seu cronograma”, concluiu o deputado Edinho Araújo.

Comments are closed.