Ministério da Educação atende reivindicação de Edinho

Pedido do deputado, ainda este ano Santa Fé do Sul sediará as provas do ENEM. Até o ano passado, alunos da cidade e microrregião faziam a prova em Jales

Ainda este ano, provavelmente nos dias 26 e 27 de outubro, Santa Fé do Sul receberá as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), evitando que os estudantes da cidade e da microrregião tenham que se deslocar até a Jales para o exame.
A confirmação da criação de um Polo do Exame em Santa Fé do Sul foi dada ao deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP) por Luiz Cláudio Costa, presidente do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”, durante audiência na segunda-feira, em Brasília.
O Polo de Aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de Santa Fé do Sul tem localização geográfica estratégica e atenderá tanto aos estudantes da sede como dos municípios vizinhos de Rubinéia, Santa Clara D’ Oeste, Santa Rita D’ Oeste, Três Fronteiras, Nova Canaã Paulista, Santana da Ponte Pensa e Aparecida D’ Oeste. Pela proximidade da fronteira, poderá atender também a clientela de municípios do Mato Grosso do Sul.
A criação do Polo do ENEM em Santa Fé do Sul era uma reivindicação de educadores do município, da bancada municipal do PMDB e da microrregião, e da Diretoria de Ensino de Jales, responsável pela aplicação do exame. O pedido foi levado pelo deputado Edinho Araújo ao ministro da Educação Aloizio Mercadante.

ÓTIMA ESTRUTURA
Num ofício datado de 23 de abril, o deputado destacou que o município de Santa Fé do Sul tem “excelentes prédios públicos, capazes de atender perfeitamente à demanda local e regional”. E acrescentou que “as unidades escolares possuem equipes técnicas para formação de aplicadores e larga experiência em avaliações externas ou processos seletivos que facilitariam a aplicação do exame”.
Para a dirigente Regional de Ensino da Região de Jales, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, a criação de um Polo do Enem em Santa Fé do Sul dará “maior comodidade aos alunos e mais tranquilidade aos pais, na medida em que se evita um deslocamento longo dos estudantes no dia da prova”.
“Quanto mais descentralizarmos o exame, melhor. A regional de Jales, que engloba 25 municípios, já tinha dois polos, um em Jales e outro em Auriflama. Agora passamos a contar com um terceiro, que será o de Santa Fé do Sul. É uma conquista”, afirmou a educadora.
Para o prefeito de Santa Fé do Sul, Armando Rossafa, “esta é uma grande conquista do deputado Edinho Araujo, que criou meios para facilitar a vida dos nossos estudantes que precisavam se deslocar até Jales para realizar a prova. Agora eles poderão ter mais tranquilade para realizar e economia de tempo e dinheiro para realizar o exame do Enem”.
O presidente municipal do PMDB, Juninho Zocaratto, destacou o trabalho que vem sendo feito pelo deputado em favor de Santa Fé “sem olhar cor partidária”.

“Conquista do ex-aluno”

“É um momento histórico para o ensino de Santa Fé do Sul. É uma conquista muito importante para os nossos jovens, porque se abrem novas oportunidades”. Assim a diretora da Escola Estadual Itael de Mattos, Ercídia Moizés Cucolo, recebeu a confirmação da criação do polo do ENEM em Santa Fé do Sul.

“Ficamos ainda mais felizes porque essa conquista é resultado do trabalho de um ex-aluno da nossa escola, Edinho Araújo, que reconheceu e valorizou suas raízes, no ano em que nossa escola completa 56 anos de vida”, acrescentou a diretora.

Ercídia Cucolo, que desde o início apoiou a reivindicação, destaca que o ENEM tem grande importância para os estudantes de escolas públicas e particulares que querem disputar uma vaga nas universidades estaduais, federais, ou recorrer ao Prouni e Fies, entre outros financiamentos de estudos ou bolsas para o nível universitário.

A escola Itael de Mattos é pública e atende 34 turmas do ensino médio. Há ainda outras três escolas particulares em Santa Fé.

Créditos: A partir da esquerda, Alexandre André dos Santos, diretor de Avaliação do INEP, Edinho Araújo, Luiz Cláudio Costa, presidente do INEP, e Andreia Santos Gonçalves, coordenadora de Exames e Avaliações do INEP

Créditos: A partir da esquerda, Alexandre André dos Santos, diretor de Avaliação do INEP, Edinho Araújo, Luiz Cláudio Costa, presidente do INEP, e Andreia Santos Gonçalves, coordenadora de Exames e Avaliações do INEP

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *