O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, e o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) fizeram nesta quarta-feira (16/10), em Brasília, a entrega formal da outorga do aeroporto do município de Tatuí ao prefeito José Manoel Correa Coelho, o Manu.
A outorga representa a formalização de poderes sobre o aeroporto ao município, que administrava extraoficialmente desde 1986 quando o terminal de deixou de ser propriedade privada e passou a integrar as propriedades da União.
Durante a reunião, o prefeito solicitou a inclusão do município na 2ª fase do Programa de Aviação Regional.
O deputado Edinho Araújo, que formalizou o pedido de outorga, destacou a importância do aeroporto de Tatuí na estratégia da aviação regional. “O aeroporto, quando totalmente ampliado e modernizado, trará benefícios para a região, pois está a apenas 130 quilômetros de São Paulo”.
O ministro Moreira Franco e o prefeito José Manoel Correa destacaram também a vocação do aeroporto como área para manutenção de aeronaves.
“Pretendemos buscar parcerias com a iniciativa privada para que possamos ampliar no aeroporto em função de sua proximidade aos importantes aeroportos de São Paulo e Campinas e por isso pode oferecer serviços de manutenção para helicópteros e aviões”, disse o prefeito Manu.
Ele comentou que atualmente 20 aviões de pequeno porte passam a cada mês pelo aeródromo de Tatuí para reparos ou verificações mecânicas de rotina.
“A localização do aeroporto de Tatuí e sua vocação indicam oportunidade de negócios ideais para o desenvolvimento do município e da região”, disse Moreira Franco.
“Vemos que cidades começam a perceber os potenciais dos aeroportos podem ter, como Tatuí, que enxerga em seu terminal uma área estratégica para reparos de aeronaves. E isso só será possível em nosso objetivo de termos no Brasil aeroportos sintonizados com as necessidades do século 21”, acrescentou o ministro.
Participaram ainda do ato na Secretaria de Aviação Civil em Brasília o gerente de convênios Antônio Celso Fiuza Júnior, o diretor administrativo do aeroporto, José Barth e Leandro Cordeio, da MTX Aviation.
*Com informações da ACS-SAC-PR