O ministro dos Portos, Edinho Araújo, visitou, nos dias 22 e 23 de janeiro, o Porto de Santos para conhecer toda a estrutura de funcionamento e também para apresentar todo o planejamento para o escoamento da safra agrícola 2015, prevista para começar em fevereiro. Edinho Araújo também se reuniu com prefeitos de Santos, Guarujá e Cubatão e com empresários do setor portuário.
No primeiro dia de visita o ministro Edinho Araújo se reuniu durante toda a manhã com o presidente da Codesp, Angelino Caputo e a diretoria executiva da Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo, responsável pela administração do Porto, o maior da América Latina e que movimentou somente no ano passado 111,1 milhões de toneladas de cargas.
O ministro aproveitou a visita ao porto para assinar contrato de prorrogação de ADM. Foi a segunda prorrogação antecipada de contratos de arrendamento portuário. O termo aditivo foi assinado com a empresa ADM do Brasil LTDA prevê investimento da ordem de R$ 207 milhões ao longo do novo período contratual, com vigência até 2037.
Edinho Araújo ainda visitou as instalações do Porto de Santos e conheceu trechos que deverão passar por obras para melhorar o sistema viário do porto. O ministro ainda se reuniu na quinta-feira com representantes do setor sindical.
Prefeitos
O ministro Edinho Araújo completou sua agenda de visita a Santos na sexta-feira se reunindo com prefeitos das cidades que abrigam o Porto de Santos, além de reunião com empresários, associações e representantes do setor portuário e de navegação.
O encontro com prefeitos de Santos, Guarujá e Cubatão foi marcado pela necessidade de se atuar de forma integrada garantindo o desenvolvimento e o crescimento do setor portuário aliados à manutenção e melhoria da qualidade de vida nos municípios.
A reunião com empresários e de associações do setor contou com cerca de 50 representantes. O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários – ABTP, destacou o desempenho da Codesp, afirmando que a empresa fez “muito com pouco e em curto espaço de tempo”, referindo-se ao esforço da diretoria da administração portuária em manter a profundidade do canal de navegação e a acessibilidade garantida pela implementação do novo viário do porto. Foi reconhecido pelos empresários o esforço bem sucedido da Codesp para se atingir, pela primeira vez na história do Porto de Santos, a profundidade mínima, garantindo calado de 13,2 metros em quase toda a extensão do canal de navegação.
Também foi destacada a necessidade do Governo Federal de acelerar ações quanto a viabilização dos novos arrendamentos, pleito compartilhado com os demais representantes no encontro.