ibilce-unesp_foto-fabricio-spatti

Na reabertura dos trabalhos, Edinho destaca a Unesp

Os 40 anos da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) foram lembrados pelo deputado Edinho Araújo, em pronunciamento na reabertura dos trabalhos legislativos de 2016.

O deputado destacou a importncia do Ibilce, em São José do Rio Preto, e apresentou números que atestam a grandeza da instituição: “são cerca de quatro mil professores, sete mil servidores, 50 mil estudantes distribuídos por 34 faculdades, em 24 cidades paulistas. A Unesp oferece hoje 183 opções de cursos de graduação em 63 profissões; 232 programas de pós-graduação, além de diversos cursos de especialização”.

Confira a íntegra do pronunciamento:

“No dia 30 de janeiro de 1976, era criada no Estado de São Paulo a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a Unesp, incorporando 14 institutos de ensino superior espalhados pelo interior paulista.

Entre as unidades incorporadas estava a tradicional Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Preto, que deu origem ao Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, que muito orgulha a região Noroeste de São Paulo.

A Unesp, portanto, acaba de completar 40 anos de vida com números muito expressivos. São cerca de quatro mil professores, sete mil servidores, 50 mil estudantes distribuídos por 34 faculdades, em 24 cidades paulistas.

A Unesp oferece hoje 183 opções de cursos de graduação em 63 profissões; 232 programas de pós-graduação, além de diversos cursos de especialização.

É considerada a quarta melhor universidade brasileira e figura na 27ª posição entre as 100 melhores universidades dos países emergentes.

Oferece ensino de qualidade, e gratuito, ampliando as oportunidades para os nossos jovens no mercado de trabalho.

Nestas quatro décadas de vida pública acompanhei de perto o crescimento e a consolidação da Unesp como universidade pública. Sei do esforço e da dedicação de professores e funcionários para levar a instituição ao nível de excelência.

Pude contribuir com as universidades públicas quando fui deputado estadual por de São Paulo. Em 1992, fui autor da proposta que elevou de 8,4 para 9 por cento o percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias destinado às universidades paulistas.

E nos oito anos em que fui prefeito de São José do Rio Preto mantive estreito relacionamento com a Unesp, que esteve presente no conselhos municipal de água e esgoto e indicou representante para auxiliar na fiscalização da maior obra da história do município, a Estação de Tratamento de Esgoto.

Em nome da professora Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira, diretora do Ibilce de São José do Rio Preto, e do professor Geraldo Nunes Silva, vice-diretor, cumprimento a todo o corpo docente e aos funcionários da Unesp, desejando que essa instituição continue sendo referência na formação das novas gerações de brasileiros.”

Comments are closed.