Mapas digitais interativos ampliam conceito de ‘cidade inteligente’ | Notícia | Edinho 15 - Rio Preto Muito Mais!
Mapas digitais interativos ampliam conceito de ‘cidade inteligente’

09 Out

Mapas digitais interativos ampliam conceito de ‘cidade inteligente’

Mapeamento permite localizar e traçar rotas, obter informação de serviços públicos e até fazer pesquisas sobre a evolução histórica de Rio Preto

Plataforma online que oferece mapas interativos com dados geográficos, históricos e de serviços facilita a busca por informações, reduz burocracias e faz a população ganhar tempo. Essa é a proposta do chamado Sistema de Informação Geográfica (SIG), implantado pela Prefeitura de Rio Preto por meio por meio da Secretaria de Planejamento e com apoio da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro).
 
Resultado de um projeto inovador, a implantação do SIG foi um trabalho organizado pela divisão de geoprocessamento da Secretaria de Planejamento, em sintonia e união com outros órgãos municipais, com o objetivo de mapear, coletar e oferecer informações em mapas acessíveis pela internet. De fácil entendimento técnico e altamente tecnológico, o serviço pode ser acessado pelo endereço sig.riopreto.sp.gov.br em três tipos de mapeamento.
 
Um deles é o mapa digital com informações de logradouros (vias públicas e praças, entre outros), bairros, hidrografia e a divisão das dez macrorregiões do município. Com parte das informações atualizadas, nesse mapa já consta o traçado de parte do anel viário, em fase adiantada de execução. As secretarias informam que por esse sistema é possível consultar endereços, fazer medição de áreas, calcular distâncias, inserir desenhos, anotações e marcadores e fazer download do mapa para impressão.
 
Em outro tipo de serviço oferecido, é possível obter informações sobre os equipamentos públicos municipais, selecionar as opções desejadas e saber, por exemplo, horário de funcionamento e sistemas de atendimento de locais como as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e a Secretaria de Agricultura, que comanda as feiras livres. Com o tempo, serão incluídos os serviços gerenciados por outras secretarias. Também é possível listar os pontos mais próximos a partir da localização do usuário, em um raio de 3 quilômetros. Devido à integração com o Google Maps, o usuário ainda pode traçar rotas.
 
Na linha histórica de consultas, pelo mapa digital é possível visualizar a cidade atual e compará-la com imagens áreas antigas, capturadas a partir de 1973. A Prefeitura explica que as chamadas imagens ortográficas são geradas a partir de fotografias tiradas do alto, como configurações de satélite, mas passam por um processo de correção de perspectivas com base em pontos geográficos e topografia. Trata-se de um mapa, sem distorções, em que podem ser calculadas distâncias com precisão.

Cidade Inteligente
O projeto do mapa digital está em sintonia com a vocação tecnológica que colocou Rio Preto como destaque nacional entre os municípios com maior grau de inteligência e conectividade. Rio Preto está entre as 15 mais bem avaliadas cidades em estudo da Urban Systems denominado Ranking Connected Smart Cities 2020, considerando a faixa dos municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. Entre todas as cidades, independentemente de tamanho, Rio Preto é a 41ª maus conectada do País. O estudo considera 70 indicadores relacionados com mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, saúde, educação, segurança, empreendedorismo, energia e governança.

COLIGAÇÃO RIO PRETO MUITO MAIS:

Partidos
Partidos

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites