O deputado Edinho Araújo apresentou na terça-feira (19), na Comissão de Cultura da Câmara Federal, relatório favorável ao projeto do deputado Sandro Mabel (PL 6.150), que confere a Olímpia o título de “Capital Nacional do Folclore”.
No texto, Edinho argumentou que a cidade de Olímpia já é, na prática, a capital do folclore, por realizar há 49 anos o Fefol, um encontro que reúne grupos folclóricos de todo o Brasil.
A valorização do folclore como expressão da alma brasileira, segundo o deputado, não se restringe apenas ao período do festival.
“Essa cidade do Noroeste Paulista, com pouco mais de 50 mil habitantes, respira folclore. Olímpia mantém e incentiva durante todo o ano grupos folclóricos e parafolclóricos locais. O estudo de folclore faz parte do currículo das escolas públicas e privadas. E para o futuro se projeta a criação da Universidade Livre de Folclore. A cidade abriga ainda o Museu do Folclore, com um dos mais completos acervos sobre o tema, visitado por estudiosos, pesquisadores e alunos de vários estados”, justificou o deputado.
A matéria tramita agora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para exame da juridicidade e constitucionalidade.