A prefeitura de Rio Preto anunciou nesta sexta-feira (07/01) o Aprova Digital, um passo importante rumo à preservação da natureza e à digitalização e aceleração de seus processos burocráticos. O sistema tem como objetivo tornar digitais os processos burocráticos das prefeituras. Presente em cerca de 40 municípios, em seis estados diferentes, a plataforma traz eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas.
“Todo o processo de análise, aprovação e emissão de alvarás, requerimentos de projetos e obras será digital. O Aprova Digital já é adotado em outras cidades brasileiras e mostrou-se eficiente e de fácil uso para os profissionais da construção civil. A expectativa é reduzir significativamente o tempo de aprovação e análise dos documentos”, explica o secretário de Obras, Israel Cestari.
O sistema é coordenado pela Secretaria de Obras e integrado com a Empro e a Secretaria da Fazenda. O novo programa permite que todos os processos da secretaria de Obras sejam realizados, a partir da próxima segunda-feira (10/01), sem a necessidade de comparecimento na prefeitura ou impressão de papel.
“A cidade como um todo ganha com esse desenvolvimento sustentável. Rio Preto se torna ainda mais inclusiva e digital. O Aprova Digital vai trazer para a Prefeitura de Rio Preto agilidade, transparência e responsabilidade ambiental, já que todos os serviços passam a ser digitais”, destacou o prefeito, Edinho Araújo.
De acordo com a engenheira civil da empresa responsável pela implantação do Aprova Digital em Rio Preto, Ana Paula Scramim, serão 29 protocolos disponíveis, todos de forma on-line. “O processo simplifica e reduz o tempo de trâmite; diminui o tempo de atendimento nos balcões; gera agilidade na prestação de serviços ao cidadão e na aprovação; proporciona acesso rápido a documentos para pesquisas e ajustes, conforme solicitação dos técnicos, e estimula a inclusão de tecnologia, além de o sistema ser intuitivo, de fácil resolução e autoexplicativo”, disse ela.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orlando Bolçone, ressaltou a importância do anúncio. “Teremos uma data que será referenciada na história de Rio Preto, pelo avanço civilizatório de mais uma etapa do comprometimento da cidade com o futuro”, enfatizou Bolçone.
Os serviços estarão disponíveis a partir do dia 10 de janeiro, através do site: saojosedoriopreto.prefeituras.net. A contratação da empresa para implantação do sistema foi feita através de Pregão Eletrônico.
Participaram do evento os secretários Maria Cristina Cristina De Godoi (Mulher), Katia Penteado (Meio Ambiente). Jorge Luis de Souza (Desenvolvimento Econômico), Ângelo Bevilacqua (Empro), Zeca Moreira (Gabinete), Helena Marangoni (Assistência Social) e Pedro Pezzuto (Agricultura). A Câmara foi representada pelos vereadores Celso Peixão, Karina Caroline, Jean Charles e Bruno Marinho.