Criacao-Comite-Economico-Pos-pandemia-1

Rio Preto cria Comitê de Retomada Econômica pós-pandemia da Covid-19

O prefeito Edinho Araújo, ao lado do professor Orlando Bolçone e do presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra, deu posse na manhã desta quarta-feira, 2, aos representantes das instituições da Sociedade Civil e do Poder Público que compõem o Comitê de Retomada Econômica pós-pandemia da Covid-19.

Orlando Bolçone, responsável por coordenar as ações, apresentou as diretrizes do Comitê, explicando que a intenção é adequar o desenvolvimento à nova realidade, com incentivo à economia, mas sem perder o foco da saúde. “Agora é hora de caminharmos juntos. Precisamos pensar para além de um ou dois meses de crise, precisamos de um plano contínuo, pois mesmo com o retorno, a situação econômica geral não vai voltar a ser como era antes da pandemia, não em um primeiro momento. Teremos o que chamam de um novo normal e precisamos nos adaptar a ele”, destacou.

Ainda de acordo com Bolçone, o novo Comitê não irá substituir o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus. Os dois núcleos irão se complementar levando em consideração as questões de saúde e economia.

O Comitê terá 17 entidades representativas entre elas: Acirp, Sebrae, Sesc, Sesi, Sest/Senat, Ciesp/Fiesp, Sinduscon, Fatec, Funfarme, Sociedade de Medicina, OAB e as secretarias de Assistência Social, Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo, Fazenda, Planejamento, Trabalho e emprego.

As ações começaram a ser propostas pelas entidades no dia 16 de novembro. De acordo com Bolçone, no próximo dia 10 dezembro todas as indicações serão apresentadas pelo Comitê e encaminhadas ao prefeito Edinho Araújo.

“Acredito que mais de 30 ações serão apresentadas ao prefeito Edinho Araújo. Todas elas poderão ser implantadas sem onerar o orçamento do Município. São propostas como atração de investimentos, qualificação de pessoas, expansão nos negócios, inovação e encadeamento produtivo e recolocação no mercado de trabalho. Tão logo elas sejam aprovadas serão colocadas em prática imediatamente”, afirmou Bolçone.

O prefeito Edinho Araújo destacou que o governo irá trabalhar com o mesmo afinco, todos os dias.

“Vamos trabalhar muito para continuar fazendo Rio Preto referência. Sabemos da responsabilidade em enfrentar uma pandemia, mas estamos confiantes de que iremos escrever uma nova história, novos capítulos que ficarão para a história da cidade. Vamos superar esse momento de crise oferecendo oportunidades.

Edinho explicou ainda que o Comitê será responsável por monitorar, avaliar e deliberar sobre as medidas constantes do plano de enfrentamento e retomada de atividades econômicas. Também falou a respeito dos benefícios em taxa de juros na linha de crédito para os pequenos empreendedores, lembrando que este incentivo pode ser primordial para a saúde econômica da empresa, através de ações do Banco do Povo.

O decreto com as atribuições e a composição do Comitê de Retomada Econômica pós-pandemia da Covid-19 será publicado na edição do Diário Oficial quinta-feira, dia 3.

Comments are closed.